quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

O Rochedo

Não me esqueci das conversas que iniciei não há muito tempo. Tenho duas em suspenso sobre o quiz (não sei se estão lembrados), em função das dúvidas que tive na sua resolução, e uma outra sobre o Pinhal de Leiria que prometi ao Argos. A ideia agora é intercalá-las com os poemas que vou publicar até 14 de Fevereiro.




Hoje vai ser sobre o Rochedo. E de que se tratará? Devem saber a resposta quanto ao país que também é conhecido por esse nome, mas eu não acertei. Por uma associação de ideias qualquer pensei logo em Gibraltar que, por sinal, até constava dos países apresentados: Le Cap, Gibraltar, Mónaco, Saint-Martin. Não era... Assim tive de refazer o caminho dentro da minha cabeça e apostei no MÓNACO que se espraia rochedo acima, com 202 ha*, o segundo menor Estado do mundo


Com um anacronismo assumido em relação à data em que ocorreu o questionário, vou referir aqui uma reportagem que li numa revista**, datada de 23 a 27 de Janeiro, sobre a princesa Charlène que completou os 40 anos a 25 de Janeiro. Nele se dá conta das suas toilettes, das suas obras sociais, entre as quais a natação, das suas visitas a outros países, do que tem feito em prol do principado, projectando-o com a sua bela imagem de conto de fadas.

Encantaram-me os principezinhos, os gémeos Gabriella e Jacques, uns amores. Mas o que me causou perplexidade, embora não seja assunto totalmente desconhecido para mim isso dos títulos nobiliárquicos, foi a carga que essas crianças (e outras) carregam desde o berço com os títulos que lhes são atribuídos. 

Ora, vejam só: a pequena Gabriella é Marquesa de Carladès e o pequeno Jacques é Conde Des Baux. 

E com um território tão pequeno onde se situarão tal marquesado e tal condado? Como devem imaginar, fiz questão de tirar isso a limpo, dentro do possível.

Ora Carladès situa-se no maciço central, França. E aqui diz o seguinte:
Traditionnelle principauté féodale de Haute-Auvergne, la suzeraineté du comté de Carladès appartient à un membre de la famille princière de Monaco, actuellement Gabriella de Monaco, comtesse de Carladès. 

Quanto a Baux, meus amigos, lá está, também é em França:
En 1642, la ville est offerte à la famille Grimaldi en tant que marquisat, créé en faveur d'Hercule de Grimaldi, prince de Monaco (1642-1780). Le titre de marquis des Baux leur est d'ailleurs encore rattaché. Administrativement, la ville est entièrement française et le titre de marquis des Baux est traditionnellement donné à l'héritier du trône monégasque. Le fils de l'actuel prince de Monaco, Albert II, Jacques de Monaco porte parmi ses nombreux titres celui de marquis des Baux. aqui



Uma nota interessante: apesar de Gabriella ter nascido dois minutos antes de Jacques é ele o Príncipe Herdeiro, Sua Alteza Sereníssima, para além de Conde Des Baux.

O lema do Mónaco é Deo Juvante - Com a Ajuda de Deus
====

1 - La belle province
2 - O país dos mil lagos

Sobre o tão falado quiz ver aqui: Langage fleuri...

Nota: há mais um post, o último, sobre o tema do quiz o qual publicarei amanhã.

=======
*2.02 km2
**Revista: Point de vue
Ler: Mónaco

Imagens: 
1ª e 3ª  Wiki
2ª daqui

2 comentários:

  1. Um espetáculo de cultura. Agradeço a lição, abraços

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante. E como é que o principe herdeiro do Monaco é conde de uma possessão francesa? Não são países independentes?
    Abraço

    ResponderEliminar