sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Do Inquieto Oceano da Multidão




Do inquieto oceano da multidão 
veio a mim uma gota gentilmente 
suspirando: 

— Eu te amo, há longo tempo 
fiz uma extensa caminhada apenas 
para te olhar, tocar-te, 
pois não podia morrer 
sem te olhar uma vez antes, 
com o meu temor de perder-te depois. 

— Agora nos encontramos e olhamos, 
estamos salvos, 
retorna em paz ao oceano, meu amor, 
também sou parte do oceano, meu amor, 
não estamos assim tão separados, 
olha a imensa curvatura, 
a coesão de tudo tão perfeito! 
Quanto a mim e a ti, 
separa-nos o mar irresistível 
levando-nos algum tempo afastados, 
embora não possa afastar-nos sempre: 
não fiques impaciente — um breve espaço 
e fica certa de que eu saúdo o ar, 
a terra e o oceano, 
todos os dias ao pôr-do-sol 
por tua amada causa, meu amor. 


(...)

Walt Whitman
In: Leaves of Grass


Até onde Walt Whitman nos quererá levar com a menção a essa gota e à amada causa? É Amor. Disso não duvido. Mas, a quê ou a quem? Convido-vos a descobri-lo ou a intuí-lo. Quanto a mim, há um poema seu do qual não me canso: Milagres. O milagre de cada dia e em todas as coisas que habitualmente nos acompanham e que por isso mesmo nem damos por elas. Não o trouxe hoje porque já o publiquei duas vezes.




Walt Whitman foi um poetaensaísta e jornalista norte-americano, considerado por muitos como o "pai do verso livre". Paulo Leminski o considerava o grande poeta da Revolução americana, como Maiakovsky seria o grande poeta da Revolução russa. Sua obra Folhas de Relva é considerada um marco na literatura universal, principalmente dentro do gênero poético. Mais...

=====

Quinzena do Amor - De 31/01 a 14/02

Post 6 - Amar teus olhos

Posta 5 - Conheço esse sentimento
Post 4 - Éramos tu e eu
Post 3 - Saudades não as quero
Post 2 -Não é por acaso
Post 1 - É daqui a pouco



======

Poema: Citador
1ªImagem: daqui
2ªImagem: daqui

3 comentários:

  1. Olá, querida Olinda!

    E já começou a Quinzena do Amor e eu nem me lembrei de tal, pois ando mto atarefada, profissionalmente.

    Li todos os poemas, que aqui publicou, e nem lhe sei dizer de qual mais gostei. São todos tão naturais, bonitos e bem feitos! De qualquer forma, gostei muitíssimo do de Rosa Lobato de Faria.

    Podemos participar com os nossos poemas? Se sim, como posso enviar-lhe um meu, caso tenha tempo de o fazer? Esta sua iniciativa durará até dia 15. É isso? Obrigada, desde já!

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, querida Céu

    Esta iniciativa vai até o dia 14, Dia dos Namorados :) Comecei a maratona a 31/01. Sim. Fico à espera do seu poema. Poderá depositá-lo numa das janelas ou espaços de comentários.

    Muito obrigada por ter vindo.

    Um bom fim de semana também para si.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia o poeta, obrigado pela partilha.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar