quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Voici: la doudoune, le velours, le satin



La doudoune voltou este ano em todo o seu esplendor. Curta, comprida, cintada, fluida; em formato blusão, poncho, casaco, quimono; em diversos materiais, polyester, polyuréthane, coton, nylon, mais... bien gonflée. Uma peça de vestuário bem urbana, para usar com calças de tweed, uma saia fluide ou um vestido tube. A ideia é que vai bem com tudo e em qualquer situação. Penso que será o nosso kispo*, mas permitam-me continuar a tratá-lo no feminino pois acho "la doudoune" simplesmente adorável. O importante é que é reconfortante e quente em tempo de frio.




Uma outra novidade é o regresso do velours. Há quanto tempo não via um vestido, um casaquinho, uma coisinha qualquer em veludo!Pois, parece que agora é um must, apesar de haver notícias do seu ressurgimento em 2013, talvez em menor escala. Confesso que não me sinto nada tentada. Porém, noblesse oblige, não se pode fechar os olhos ao que acontece ao nosso redor. D'où vient le velours, grande tendance de la saison - interrogam-se na Marie France.


Também um outro tecido que agora está na moda é o satin. Há muitos anos que ele não faz grandes aparições no nosso dia-a-dia. De cetim talvez só vestidos de noiva e vestidos de noite, tops, lingerie, pelo menos é o que me parece. Contudo, com tantos tipos de cetim que há não me admiro nada que sejam usados à luz do dia e informalmente. 

Na revista Voici, donde retirei o apontamento sobre "la doudoune", há um conjunto composto de blouson en satin, sac en cuir, chemise en coton, patalon en velours, com a legenda: Dans les rues de Milan le satin est d'or.  Visto assim parece-me bem. Aliás, a revista refere ainda, entre outras coisas: Quant au satin, loin des années 80, il nous revient moins scintillant mais tout aussi brillant.



Dada a minha proverbial inaptidão para estas coisas de informática não me é possível trazer para aqui a imagem daquilo que descrevo no parágrafo anterior. Poderia fotografar a imagem, visto ter a revista. Mas, enfim. Para o cetim fui buscar as calças azul-turquesa** do blog de Lady Zorro, embora se refira ao inverno de 2016/2017. Parece que essa tendência já vem daí. 

Afinal, eis a imagem. Uma alma caridosa, a minha filha, ajudou-me nesta tarefa.

Desejo-vos um bom fim-de-semana. Ah! Ainda é quinta-feira. Voltarei, amanhã.






17/11/2017

Vou passar para aqui as minhas dúvidas quanto à cor das calças a que chamei "azul-turquesa":

**Azul-turquesa é mais claro, não?
Bem, talvez seja azul petróleo. Ou verde petróleo?
Cada vez me enterro mais, se calhar...

Uma ajudinha?

Agora sim. Bom fim-de-semana.

(Nota: não consigo pôr as letras do mesmo tamanho. Isto assumiu que eu queria letras pequeninas e não há volta a dar-lhe.)

Até que enfim. Consegui mudar o tamanho da letra.
====
-Magazine Voici nº 1565, du 3 au 9 novembre
As duas primeiras imagens da revista ELLE
*Ou parka
**Azul-turquesa é mais claro, não?
Bem, talvez seja azul petróleo. Ou verde petróleo?
Cada vez me enterro mais, se calhar...

2 comentários:

  1. Cheguei aqui e pensei ter errado no nome do blog, mas, não, é o " Xaile de seda", sim!A falar de moda!!! Sim senhor!!!! Também é preciso! E quando dizes " noblesse oblige " me levas a pensar no post do Começar de novo e, quando lá fores vais entender. Quanto à pergunta que fazes sobre a cor da calça, amiga, não consigo tirar-te a dúvida; não sou perita nessas coisas e fico hesitante entre o azul petróleo e o verde petróleo. Se fosse comprar a calça não arriscaria a dizer a cor, chamaria a empregada e apontaria para a calça. Seria melhor!!! Beijinhos, amiga e boa noite
    Emilia

    ResponderEliminar
  2. Olá, Querida Emília

    Fartei-me de rir...
    Eu a meter a foice em seara, isto é, a fazer concorrência às nossas queridas colegas da área. Olha, que não poucas vezes aparecem-me pesquisas a procurar coisas da moda, o mesmo é dizer que as pessoas vêm ao engano por causa do nome do blog. Portanto, de vez em quando terei de diversificar.
    Quanto à cor das calças, deste-me uma certeza: não são azul-turquesa. Também eu se tiver que comprar uma peça de roupa desse tom terei de apontar como fazem os bebés.

    Um bom fim-de-semana, minha amiga.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar