segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Um passeio por Lisboa, a Bela*

Saímos de casa com o percurso já definido. Nos Restauradores entrámos no Starbuks para um arremedo de pequeno-almoço. Ali sentada com o meu caffèe latte e um muffin lembrei-me do sabor de um galão bem tiradinho e de um pãozinho quente com manteiga, nos nossos Cafés tradicionais. Mas, noblesse oblige. A ideia era também provar outros sabores.


Rumámos para a Rua Augusta com destino à arcada que tencionávamos visitar. A manhã estava tão clara que mal conseguíamos fixar para além dos nossos pés. Lá em cima, a mesma luz sobre a Praça do Comércio onde as pessoas pareciam irreais. E os preparativos para a festa do Natal, que está agora a decorrer, faziam-no um espaço de quase guerra. Nem divisávamos como de costume o belo cais das colunas.


Mas o casario ali estava, nítido, à nossa esquerda, e ao cimo o Castelo de São Jorge. Lembrámos o Castelo há uns anos quando se entrava e andava por ali à vontade. E também numa outra ocasião em que estivemos a apreciar a requalificação das habitações do centro histórico.

.

Passámos de seguida pela praça do Município, relembrámos a proclamação da República ali feita em 1910. E a Rua do Arsenal com o seu cheiro característico, a bacalhau, a sair das lojas ainda típicas. A Ribeira, ah a Ribeira, já tão diferente, moderna e com outros ademanes. Para trás ficaram as madrugadas acordadas ao som de camiões carregados de legumes, fruta, dos pregões das peixeiras, e o chocolate quente bebido depois de uma noite de fado no Coliseu.

Mas tínhamos um objectivo: chegar a determinada Crêperie para ver como é que era. Não nos agradou. Foi uma decepção. E continuámos a nossa rota, cortando para a rua de São Paulo até ao Elevador da Bica. É melhor irmos no elevador, alvitrei eu. Mas não, seguimos pela rampa à esquerda e começámos a subir, a subir e a subir. 



A certa altura virámos à direita o que fez com que fossemos ter a meio dos carris do ascensor. O que fazer? Subir aquilo tudo até ao Calhariz ou voltar e apanhar o mesmo? Uma amável senhora disse-nos que subindo as escadinhas logo a seguir iríamos ter ao nosso destino. Senão, teríamos de dar uma grande volta. Pois, as escadinhas!



Quando chegámos ao cimo vimos a Rua do Almada e soubemos logo que a seguir estava o Miradouro de Santa Catarina. Ali o Sol fazia gala de todo o seu esplendor. Os turistas em mangas de camisa ou t-shirts e eu atabafada com a roupa que levava. E o  Adamastor, encandeado, rugia impropérios.



Entrámos na Calçada do Combro e virámos à direita em direcção ao Largo Camões e ao Chiado. Ali, a Brasileira, e Fernando Pessoa sentado na esplanada, paciente, sempre com um candidato ao lado para se deixar fotografar. E ao lado a Bénard convidando-nos a entrar.





E deixámo-nos estar nessa sala de visitas, sentindo o pulsar da cidade.

____


* Lisboa, a Bela - como diria a UJM.
Fotografias - minhas

33 comentários:

  1. Belo passeio por Lisboa, a Bela. Não se sentiu uma turista à descoberta? Eu, por mil vezes que por aqui ande a passeio, sempre me sentirei deslumbrada com os recantos,a luz, a vista.

    Obrigada, Olinda, pela referência e pelas suas palavras sempre tão queridas.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. (^‿^)✿

    Merci pour ce partage chère Olinda ❤

    J'aime cette publication. Les photos sont très belles !!!!

    BONNES ET HEUREUSES FÊTES ✿⊱。。

    ResponderEliminar
  3. Caminhei convosco nestas ruas e praças minhas conhecidas dos anos 70/80.
    Hoje senti uma enorme vontade de reviver todos estes espaços que nos são familiares.

    Boas Festas - Santo Natal

    ResponderEliminar
  4. A beleza de Lisboa é intemporal. Ali vivi as melhores experiências da minha infância. A minha querida mãe deu-me a cultura e conhecimento que muitos miúdos da minha idade não tiveram oportunidade de ter naquela altura. Ali conheci a sua história, ruas, praças, cafés históricos, museus, o castelo, contos e lendas. Por isso mesmo quando passeio por Lisboa, principalmente na zona histórica, sinto uma saudade que dói de tão boa que é. Estranho, não é? Mas quando a saudade e o amor é imenso é isto que se sente. :D

    ResponderEliminar
  5. ~ ~ Uma ternura, o passeio que me proporcionou, por lugares queridos e saudosos, longe do brilho fictício e do consumismo da época.

    ~ ~ Belas fotos animadas pelo sol de Inverno!

    ~ ~ ~ Dias calorosos e felizes. ~ ~ ~
    .
    ~ ~ ~ ~ ~ *Grande abraço* ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  6. Lisboa é,para mim,uma mulher muito estranha :(
    Fiquei a conhece-la mais e a estranha-la menos...
    Obrigada*

    ResponderEliminar
  7. Venho desejar…

    UM NATAL MUITO ALEGRE E FELIZ, COM PAZ E MUITO AMOR NO CORAÇÃO.

    Um beijo
    Miguel

    PS – Às 0 horas do dia 22 publiquei novo post no DEUSA

    ResponderEliminar
  8. Também adoro passear por Lisboa. Belissimas fotografias.
    Minha amiga hoje venho especialmente para desejar um Natal muito Feliz e que o novo ano seja repleto de alegria, saúde, paz e amor. “A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (autor desconhecido)
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  9. Belo passeio...Espectacular....
    Votos de Boas Festas....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Lindo passeio sem dúvida!
    Feliz Natal Olinda e um bom ano 2015 para ti e para toda a tua família.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  11. Bela descrição de um passeio. E com bonitas fotos.

    FELIZ NATAL
    Felicidades
    MANUEL

    ResponderEliminar
  12. Agradecendo a sua amizade durante o ano, e antecipando já 2015, desejo.lhe Boas Festas e um Santo Natal!

    Beijinho amigo

    ResponderEliminar
  13. Comecei pelas imagens e fiquei assustada com as "escadinhas" (rss). Subir é difícil, mas a foto é linda, assim como as demais. Um passeio delicioso, que fui acompanhando com você.
    Sou-lhe grata pela amizade, pelos contatos prazerosos de 2014, que espero se prolonguem por muito tempo. Desejo-lhe um iluminado Natal e um 2015 de grandes alegrias. Bjs.

    ResponderEliminar
  14. deambular por Lisboa, a muito bela

    agradeço as suas palavras e desejo-lhe Boas Festas


    um abraço, Olinda

    ResponderEliminar
  15. Quando lhe segui, querida Olinda, desde a Cadeirinha Cearense, não imaginava que faria um tão aprazível passeio por Lisboa, a Bela! Foi muito prazeroso, rever alguns recantos, tão bem registrados em suas belas fotos.Passear na Bela Lisboa, numa véspera de Natal, era tudo que poderia desejar como presente: obrigada.

    Bom Natal!
    Bom Ano Novo

    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  16. Deslumbrante passeio numa cidade linda. O pior são as subidas.

    Que o seu Natal tenha esta beleza e muito amor , junto a quem quer bem !

    Carinhoso e grato beijo :)

    ResponderEliminar
  17. Não saberei se o Roteiro me alegra ou entristece. Visto "daqui", é lindo e delicioso. Lá, Olinda, não sei se conseguiria.
    Mas adorei seguir as "pègadas" que lá foram feitas.
    Adorei.
    Que o Natal te inunde de alegrias.


    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  18. É com muita alegria e prazer que temos a honra de conhecer este espaço maravilhoso!

    Parabéns pelo seu Blog!

    Convidamos você e seus amigos a visitarem o nosso Blog!

    No especial de fim de ano, preparamos com muito carinho, o "ESPECIAL GRANDE OTELO", o qual convidamos a todos para conferir!

    Nosso Blog:

    http://ciaatemporal.blogspot.com.br/

    Muito obrigado pela atenção!

    Abraços!

    Clemente.

    ResponderEliminar
  19. Belíssimo passeio, Olinda!
    Uma opção de, para além de ver, poder sentir a cidade em vários tons, sons e aromas.
    Vários poetas cantaram inúmeras vezes a cidade de Lisboa, a maioria, comparando-a a uma mulher nos seus contornos, luminosidade, caprichos, generosidade, veleidades e sinceridades, mas sobretudo, na sua beleza. Realmente, Lisboa é uma cidade bela, apesar das inúmeras chagas físicas e de alma que tentam desfeia-la. Uma cidade que se revitalizará com a presença de quem a admira, circulando pelas suas ruas e praças, admirando-a de olhos fechados, e sentindo-lhe o respirar.

    ResponderEliminar
  20. Que passeio tão bonito!!!
    Nunca entrei num Starbucks. Em miúda, detestava os galões que a minha mãe me obrigava a tomar, mas agora até gosto :)
    Já não vou a Lisboa há uns 10 anos.
    Beijinhos e bom resto de ano :)

    ResponderEliminar
  21. Querida Olinda
    Tenho estado com bastante falta de tempo para dedicar aos blogs porque a minha filhota foi operada ao ombro e cotovelo esquerdos e precisou de muito apoio meu (ainda está em recuperação, mas já muito melhor, e a precisar muito menos de mim...)
    Acompanhei-te neste passeio por Lisboa, o que é sempre um enorme prazer.
    Lisboa é uma cidade linda, que não me farto de ver. E, para além de toda a sua beleza, sinto-me sempre tão bem ao vê-la.
    Foi lá que passei os meus primeiros tempos de casada, por isso as recordações são o mais doces possível...

    Minha querida, desejo que o teu Natal tenha sido muito, muito bom, e que o ano de 2015 te proporcione a realização de muitos sonhos.

    Beijinhos com muito carinho
    Mariazita

    ResponderEliminar
  22. Olá, Olinda
    A sua descrição da "nossa" bela Lisboa fez-me sentir uma saudade enorme.
    Há tantos meses que não a vejo! E só Deus sabe quando poderei voltar a admirar a sua tão grande beleza.
    Vim para Itália convicto de que em um ou dois meses resolveria tudo o que vinha tratar... e afinal já se passou quase um ano e não vejo luz ao fundo do túnel.
    Claro que com a minha Mãe cá as coisas são mais fáceis, pois, além das saudades, era uma grande preocupação para mim ela estar aí sem mim, embora estivesse muito bem acompanhada por uma óptima dama de companhia. Mas... assim é muito melhor! :)

    Minha amiga, agradecendo a sua presença no «DEUSA», desejo...
    FELIZ ANO NOVO!

    Que continuemos a encontrar-nos sempre... são os meus votos.

    Um beijo
    MIGUEL

    ResponderEliminar
  23. ABRAÇO DE ANO NOVO COM VOTOS DE MUITA FELICIDADE.
    FELIZ ANO NOVO
    AG

    ResponderEliminar
  24. Um passeio que foi um poema, nessa nossa Lisboa, que é toda ela poesia. Será que não nos cruzámos algures neste Natal, em Lisboa, minha querida Olinda? Beijinhos com toda a minha amizade e um bom Ano Novo para toda a família.

    ResponderEliminar
  25. Querida amiga Olinda

    Desejo para ti
    braços bem abertos
    para receber com carinho
    o ano que se aproxima.
    Ele traz um presente:
    - Uma vontade de que olhes
    para alguém ou para alguma coisa,
    com olhos de primeira vez.
    Recebendo este presente,
    as sementes de alegria que te habitam,
    estarão recebendo seu melhor alimento,
    e assim se transformarão em realidade,
    perfumando sua vida e sua alma
    com sua maravilhosa, única e infinita
    essência de felicidade.

    Um ano novo de olhares novos para ti.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderEliminar
  26. Minha querida Olinda
    Muito obrigada pelo cuidado com a saúde da minha filhota.
    Ela tem estado a recuperar normalmente, mas ontem acordou com uma horrível dor nas costas, a ponto de não poder mexer-se. Não sabemos se isto será motivado por posições incorrectas (braço ao peito...) Daqui a pouco vai ao médico (cirurgião que a operou). Veremos o que ele diz...

    Desejo que o novo ano traga tudo de bom para ti, e possamos continuar a "ver-nos" neste clima de grande e sincera amizade que nos tem norteado.

    FELIZ ANO NOVO!

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderEliminar
  27. Sem dúvida Olinda, uma viagem que vale pelas sensações e essa luz que dizem ser única, com fotografias excelentes. Não tive a mesma sote já que fui "visitada" por amigos do alheio, parecendo ter passado um tufão, destruidor levando tudo...
    Um bom 2015
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Eu amo Lisboa, portanto adorei este seu post.
    Minha amiga venho desejar-lhe a si
    e sua Família um Bom Ano 2015.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  29. Olá amiga...Feliz ano novo!
    Seguimos nossa caminhada na construção de um mundo mais justo, fraterno, humano, harmonioso e de doação.
    Todos somos promotores da Paz...que começa em nossos corações e se estende a tudo que nos rodeia!!!
    Obrigada por fazer parte da minha história de vida!
    UM ABENÇOADO 2015!!!!

    ResponderEliminar
  30. Olá, Dona Olinda!

    Estamos passando para lhe agradecer pela retribuição carinhosa que você deixou em nosso Blog!

    Muito obrigado!

    Passaremos sempre por aqui!

    Um FELIZ 2015 Para você e sua família!

    Que DEUS faça desse novo ano, o melhor ano de sua vida!

    Abraços espremidissímos da sua Cia. De Teatro Atemporal!

    Clemente.

    ResponderEliminar
  31. Lisboa sempre bela. Obrigada pela partilha.
    O ano está a terminar, e passei para agradecer a companhia na caminhada difícil que foi este ano de 2014, e desejar que 2015 seja um bom ano, não só para mim e todos os meus amigos, mas também para a humanidade em geral.
    Um abraço amigo e até para o ano, se Deus quiser.

    ResponderEliminar

  32. Foi um privilégio caminhar a seu lado no decorrer desse ano .
    Estou passando na minha última visita de 2014 e
    agradecida por um dia ter conhecido uma
    pessoa tão maravilhosa como você.
    Nunca terei como agradecer seu companheirismo
    que fez você ser tão espacial para mim.
    Que essa amizade compartilhada no percurso
    de mais um ano seja a alavanca para prosseguir em mais um ano.
    Desejo um ano novo de grandes conquistas sonhos que se realize paz e esperança .
    Sem despedidas deixo um encontro marcado para compartilhar novos momentos...
    Agradeço esse presente divino que tem o nome de amizade.
    Feliz Ano Novo.
    Até nosso próximo reencontro em 2015.
    Beijos ternos e carinhosos.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  33. E com esta linda homenagem à nossa Lisboa nos fazes ter esperança de que Portugal vale a pena e que por isso não há lugar para pessimismo. Essa esperança, essa felicidade e muita saúde é o que te desejo, querida amiga para cada dia que a vida te conceder. Agradecendo todo o carinho recebido durante estes anos aqui deixo a promessa de que por aqui estarei sempre para que a nossa amizade continue cada vez maior. Um beijinho, Olinda e que o 2015 te traga tudo aquilo que achares necessário para te sentires bem. Até ao ano!
    Emília

    ResponderEliminar