sexta-feira, 21 de março de 2014

Quem é senhor de si cultiva a medida





A SI*

Inflexível serás. Darás sem perder nada.
Não cederás à morte. Põe-te acima da inveja.
Deleita-te contigo, e não penses que seja
Um mal se aqui e agora sorte te for negada.

O que te aflige e encanta a ti te foi destinado.
Aceita esse teu fado. Não há que arrepender.
Antes que alguém to mande, faz o que há a fazer.
Aquilo que tu esperas não te há-de ser negado.

Lamentos e louvores? Para quê? Sorte e azares
Cada um é que os faz. Olha as coisas da vida:
Tudo isso está em ti, deixa essa vã corrida,

Retoma a consciência antes de avançares.
Quem é senhor de si cultiva a medida,
Nada há no vasto mundo sobre que não decida.


Paul Fleming 
(1609-1640)


****



* Há um título deste autor denominado, 'A Si Próprio'. Este poema tal como está no Poemário que abaixo refiro, denomina-se 'A Si'. Agora, a minha dúvida: estará o título incompleto? 
Poema in: o Cardo e a Rosa(poesia do barroco alemão)-selecção, tradução e prefácio de João Barrento - Poemário- Assírio & Alvim - 2012

Imagem: Homem vitruviano - Desenho de Leonardo Da Vinci 1490
Retirada daqui

6 comentários:

  1. Seja como for

    é um belo texto
    partilhado

    Bj

    ResponderEliminar
  2. Bela escolha para o Dia da Poesia.

    Obrigada por aumentar os meus conhecimentos, rrss

    Bem haja, querida Olinda!

    ResponderEliminar
  3. É um belo poema. Boa escolha.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderEliminar
  4. (^‿^)❀

    Je viens te souhaiter un agréable dimanche !

    MERCI Olinda pour cette publication.

    GROSSES BISES d'Asie jusqu'à toi !

    ResponderEliminar
  5. Já dei por aqui uma voltinha
    vim de lá debaixo, para cima
    E parei de novo para palavrinha
    E deixar a minha costumeira rima :))

    Pois eu acho que esse poema"A Si"
    Cabe em todos nós como luva
    Pelo menos foi interiormente que senti
    Como se comesse fresca uva!! :)))

    É certinho e direitinho, amiga (o)Linda
    Bom restinho de domingo que finda!
    Soneto perfeito:
    "Quem é senhor de si cultiva a medida"
    Eu estarei outro dia aqui, estou na ida...
    Agora vou com estima e amizade sentida
    e um beijinho na despedida!!!

    ResponderEliminar