terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ao ver a Lagoa do Fogo, na ilha de São Miguel, percebi que não há nada semelhante no Universo

Palavras de Fernando Dacosta, em depoimento recolhido por Isabel Faria*, promovendo uma escapadinha imperdível à ilha de São Miguel, com o aliciante ingrediente de o mesmo estar a descrever um passeio dado com Natália Correia:


Natália Correia retratada por Bottelho

A escritora Natália Correia, que me ciceroneava pela sua ilha (São Miguel, Açores) onde eu estava pela primeira vez, impôs-me: "Hoje vai acompanhar-me a um dos poucos sítios habitados por deuses. Só os iniciados são dignos de o comungar". Mais um dos seus exageros, pensei. Depois de a ouvir, no piano do hotel, dizer odes a ninfas de levadas e faunos de bosques, partimos para o éden anunciado. "Prepare-se que o milagre vai dar-se", e o milagre aconteceu.



Fernando Dacosta prossegue, agora referindo-se à rota do referido passeio, a qual poderemos também adoptar, se aproveitarmos a sua sugestão:

Terra Nostra é um dos bosques mais harmoniosos do Mundo, com as suas árvores e flores igualmente únicas no Mundo, e o seu hotel suavíssimo de águas e hortênsias, e o seu cozido nas furnas, em panelas enterradas durante horas, "manjar de eleitos", repetia Natália, a tarde e a noite caindo sem horas nem notícias, só aquele universo existindo e nós nele, com ele.




Sedoso, um chá Gorreana prepara-nos para a última fase da jornada, "a mais misteriosa e cósmica", no sublinhar da autora de 'Sonetos Românticos', que "foi desocultada a humanos": a Lagoa do Fogo. Siderados, emudecidos, ao desfazer de uma curva, ante a sua aparição. Não há nada de semelhante no Universo. Natália substitui os deuses por vir, deusa ela ungida para nos proporcionar a apoteose do ali revelado em madrugada de Lua Cheia. "Quando eu morrer encontram-me aqui", cicia. Tenho voltado lá, àquela hora e àquela lua.

No seu 'Guia da Viagem' com três itens, DaCosta diz num deles:

Desculpem a imodéstia, mas não devem perder o livro de Natália Correia ('O Botequim da Liberdade') a lançar a 13 de Setembro, 90º aniversário da escritora, entretanto falecida. É por ela e pela Terra Nostra, Açores.

Pela minha parte, vou agora ao Banco de Poesia Fernando Pessoa buscar um dos sonetos do 'Sonetos Românticos', para vos oferecer. Apreciem (apreciai) a força das palavras desta Mulher:

A Alma

Votada ao fogo obediente ao perigo
Feroz do amor ser muito e o tempo pouco,
Chegas ébrio de sonho, ó estranho amigo
E eu não sei se por mim és anjo ou louco

Num beijo infindo queres morrer comigo.
Nesse extremo és sagrado a eu não te toco.
Esquivo-me: o teu sonho mais instigo.
Fujo-te: a tua chama mais provoco

A incêndio do teu sangue me condenasI
E com ciumentas ervas te envenenas
Dizendo às nuvens que só tu me viste.

Bebendo o vinho de amantes mortos queres
Que eu seja a mais prateada das mulheres.
E de ser tão amada eu fico triste.

In Sonetos Românticos

Natália Correia
   1923-1993

»»»»»

*Revista Domingo, 18.08.2013
Imagens:Internet

15 comentários:

  1. S. Miguel é de uma extraordinária e incrível beleza e a Lagoa do Fogo linda.

    Porém, acho a Lagoa de Santiago qualquer coisa de simplesmente fascinante: porque a sensação é de aquelas águas são virgens , de que nunca nenhum ser humano nelas mergulhou.

    Querida Olinda, obrigada por esta viagem aos Açores.

    Bem haja!

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente não coheço os Açores. Conheço a Madeira.
    Conheci bem a Natália, com quem trabalhei nos tempos do PRD.
    Tenho que ver se consigo ir aos Açores.
    Bom post.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  3. Não conheço os Açores, infelizmente, mas espero não demorar muito a ir lá. Fiquei encantada com este lugar assim tão belamente descrito. Conheço muito pouco de Natália Correia, mas aqui me deste a conhecer algo de muito belo. E é essa, Olinda a maravilha dos blogs....vamos trocando informações e experiências saindo de cada um bastante mais enriquecidas. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela partilha. Espero que estejas bem assim como todos os que te cercam. Até sempre!
    Emília

    ResponderEliminar
  4. Olinda, Querida

    Interioriza-se a paisagem ante uma descrição tão maravilhosa.
    Sem se ter visto, "vê-se" através das palavras.
    Sem se ter vivido, "vive-se" através dum Soneto intenso e vivo.
    Não "sei" mais palavras para tão nobre texto.
    Parabéns, Amiga.
    O que sinto em mim, é silêncio respeitoso.



    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  5. Não conheço os Açores
    Mas adorava visitar
    Que pelas fotos que vejo
    Tem cantinhos sem par!

    Natália Correia quase nunca li
    Mas querida amiga (O)Linda
    Este soneto me arrepia toda
    Nas minhas veias ferve ainda :)

    Há poemas com que nos identificamos
    (tal como Florbela que deixas em baixo
    por ser na minha adolescência
    a forma de ser, onde me encaixo)

    Ás vezes fico sonhando, nas nuvens
    e pergunto aos céus quem sou eu:
    É na poesia que vou lendo
    Que entendo, este coração que é meu! :)

    Obrigada por partilhares
    estes e tantos outros, interiores olhares!!

    Fica num cantinho fresquinho
    Que o dia `tá muito quentinho!
    E um beijinho fica sentado
    Aqui, mesmo mesmo, ao teu lado! :)


    ResponderEliminar
  6. Grande mulher...grande lutadora...livre pensadora...

    (Quanto ao meu post...até eu gostei da transformação que
    dei aos arabescos da neta da Isa...)
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Mesmo , que esteja vendo a vida preto branco.
    Olhe para o céu veja o inifito azul onde quem
    tem fé no criador encontrara coragem e força para passar
    pelas tribulações.
    E a noite se emocione com a beleza da lua e do céu estrelado.
    Em cada estrela vera um anjo zelando e olhando por você ..
    enquanto a lua ilumina sua linda alma
    veras como pode ser feliz na graça e na presença de Deus.
    E muito carinho eu trouxe para você , que tanto amo.
    Beijos na alma afagos no coração.
    Evanir.
    PS: fico triste em não poder informar
    como anda minha vida;
    Basta vc notar minha ausência creio ,
    que já diz tudo.
    Eu não ando nada bem .
    Deus abençoe seu final de semana
    paz e luz.

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga

    Fascina-me
    as palavras
    vestidas de sentidos.

    Que a alegria dance
    em tua vida apaixonadamente.

    ResponderEliminar
  9. Fiz o percurso junto, como já é do seu conhecimento, conduzes o(a) seu leitor(a) com perfeição para dentro da narrativa. És uma exímia contadora de histórias e cicerone. Estive nesse lugar sagrado, a partir da sua escrita.
    Sou fã da Natália, tenho aqui gravado um encontro em casa de Amália, onde estavam presentes Vinícius de Morais, Carlos Ary dos Santos,a própria Natália que foi "convocada" para declamar uma poesia, e ela timidamente vai, não sei se conheces, Olinda??

    Dos Açores só conheço a Terceira, Deus foi generoso com o arquipélago, lá é mesmo lugar para poucos.

    Beijos, e ótimo domingo, amiga!

    ;))

    ResponderEliminar
  10. Com as palavras dessa apresentação podemos sentir a magia do lugar. O soneto é, de fato, forte e encantador. Amei sua postagem. Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Adorava ir lá, quem sabe um dia ;)
    Beijinhos, boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Belas imagens e belíssimo poema...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Natália era uma poetisa com uma força nas palavras descomunal. Decerto abençoada por algum desses doendes que habitam tal lugar.
    Nunca fui aos Açores, mas tenho fotos dessa lagoa, das furnas e dos cozidos. Meu marido fez lá uma comissão enquanto militar, estava lá no terramoto de 1980. Meu filho também lá esteve em comissão militar em 2001/2002.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Olá!!!, Deus te abençoe, amiga amei os poemas e fotos, o seu blog é ótimo sucesso, já estou te seguindo, Aguardando Retribuição.
    Canal Youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar