quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Mais uma guinada à letra da lei?

Anda tudo ao contrário. Se se tem dúvidas, pelo sim pelo não, põe-se a roda em movimento e depois logo se vê. Se formos de encontro a um iceberg, olhe, temos pena. Pergunta-se depois o que era aquilo. Sem querer pôr em causa as decisões do homem do leme desta conjuntura, o facto é que a ordem das coisas não é esta. Lembro-me de umas certas perguntas feitas a posteriori relacionadas com uns certos subsídios e o resultado foi um ajustamento por baixo de que estamos agora a ver o resultado, um resultadão. Até temos a impressão de que saímos beneficiados. Então não? A embolsar duodécimos de cinquenta por cento de um subsídio e de cinquenta por cento de outro, que dão para pagarmos taxas de esforço e impostos e aumentos vários e ainda nos sobra dinheiro na carteira... Eu até já estou convencida disso. Para os funcionários públicos e reformados o tal esforço ainda fia mais fino.




O importante é saber fazer as coisas e convencer a plebe de que é para o seu bem. Porque o ajustamento, isto é, o programa de ajustamento ainda agora começou. Aliás, quando se trata de programas, e quando se trata de nós, o objecto dos programas, as etapas poderão ser incontáveis neste ano de 2013. O tsunami da tsu parece já longínquo. Aquele frisson, aquela paixão, puf... evaporaram. De uma coisa podemos ter a certeza: o nosso idioma sai disto tudo enriquecido, fortalecido, com palavras importadas e outras que já existem no nosso léxico e que vão tomando outros sentidos, vestindo novas roupagens, arrecadando novas qualidades. Até já há glossários, para quem quiser conferir...



imagem:distribuiçãohoje - net 

7 comentários:

  1. Boa! Gostei! Bravo! Grande texto!

    Bela maneira de começar o ano, Olinda. Estou consigo.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Para governar assim, cortando, cortando, tirando aos pobres para manter os ricos, suprimindo serviços públicos, ameaçando deixar o país sem educação, sem saúde, sem segurança social, vendendo a estação pública de televisão, a companhia áerea bandeira, até com a Água fazer negociatas para favorecer amigos, para governar assim, não era preciso irem buscar um doutorado em Economia,um ministro das finanças "impressionante".Qualquer analfabeto sem escrúpulos saberia fazer o mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Olinda, pela sua visita :)

    ResponderEliminar
  4. "O que chamamos democracia começa a assemelhar-se tristemente ao pano solene que cobre a urna onde já está apodrecendo o cadáver. Reinventemos, pois, a democracia antes que seja demasiado tarde."
    «José Saramago»
    Votos de Feliz Ano Novo com muita luz de Esperança por um mundo melhor....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Amiga:
    O "corte e cose" era coisa das "senhoras" que se juntavam no café, em belas tarde a jogar a sueca, pelo meio, vinha "a vidinha dos outros, e regaladas, eram a "fina sociedade".
    Hpje só há corte, e cortes, de tal maneira, que não sei ao certo se o tecido chega.
    As diferenças, continuam abismais, a pobresa,cada vez é maior , a tal classe media foi-se ,desemprego acorda ,olha o teto e pergunta o que vou fazer hoje? Anuncios respondidos,sem respostas,filas, esperas, enfim, degradação total, no meio ainda estão aqueles que ainda têm pais e sempre dão uma ajudinha, mas até quando?
    Assim vai o nosso paraiso.Culpas ? Sei lá quem as tens!É como a morte,nunca tem culpa.Mas ....não nos podemos deixar bater no chão, vai chegar aquele dia,Tenho Esperança!É preciso acreditar.Um dia após outro.Incentivar os jovens, mandá.los embora não,fazem falta ,se forem osfilhos também ficarão por lá, depois só restarão os Velhos, esses ou melhor nós, temos grandes armazéns com meia duzia de televisões, entretidos a ver goucha, a Sonia araujo, Nada mau...não nos podemos queixar!!!!!!! Eu gosto,alegram os velhos, injetam bom tempo e as horas passam ....
    Deixem-nos morrer felizes, já que contribuimos para o enriquecimento do País, trabalhamos 4o anos" o mealheiro é nosso, posso emprestar, mas quero juros, foi assim que o Banco me fez, emprestou-mer mas cobrou-me, durante muitoe e muitos anos ,depois é que comecei a pagar a divida.
    FELIZ ANO NOVO OLINDA! Olha a minha conversa para inicio de ano ,nada h´+a de bonito neste País? A neve? nesta altura? linda!Os recantos de Portugal,as nossas aldeias? O nosso mar?Então seremos pobres?

    Até breve
    Herminia
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  6. Esta forma de "politicar", prima pelo mais belo ramalhete de incompetentes
    ,salvo raras mas tristes exceções.
    Em breve os sinos soarão...
    Um 2013 com saúde e paz.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Eu quero acreditar que ainda haja qualquer mudança. Meu marido é reformado da função pública. Em 2012 ficou sem os 2 subsídios. Agora além do aumento do IRS e de só ir receber um subsídio, ainda leva o corte de 3,5%, pois o salário bruto é de 1355€. Eu nem conto pois com 274€ de reforma não tenho cortes. Metade fica na farmácia todos os meses.
    Um abraço e que 2013 não seja tão mau como esperamos.

    ResponderEliminar