quinta-feira, 25 de outubro de 2012

nha testamento


Ah, Ildo Lobo!





Nha corpo é di tchom

Nha'alma é di Deus 


Vida é di meu 


Coraçon é pa bô 


Passado ‘m ka skcel 

Presente ‘m ta vivel 

Ftur ‘m ka conchel 

Pensamento é só bô 

Traz d'horizonte foi sonho sonhod 

Margura d'vida po'm pé na tchom 

Mi nha bússula ta encravod 

Mi nha sina nascê ma mim 

Sima tcheia na ribeira 

‘M ka ta kei na mesma asnera 

‘M krê sabura d'um cantadera 

Num serenata sem janela 

Sem tristeza na nha bera 

Num grande noite di lua cheia 

‘M ta tchá mundo k'sê cansera 

Bô ta do'm bô ragoce kê pa nha stera 

Na dispidida ‘m ka crê margura 

Nem sodade dum vida sonhod 

‘M crê ligria dum vida vivido 

Embalod n'ondas di destino


video:publicado em 27/07/2012 por 
Letra: aqui

14 comentários:

  1. Linda melodia, maravilhosa mensagem, Olinda. Creio que entendi o que este cantor, desconhecido para mim quis transmitir. O corpo é do chão...a alma é de Deus e a vida é do meu coração; não
    interessa o passado...não interessam os sonhos sonhados, interessa a alegria de uma vida vivida. Bela homenagem feita à lusofonia, Olinda. Um beijinho e obrigada pela partilha.
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Querida Emília

      Adorei as tuas palavras e as sensações que esta bela 'morna' te trouxeram. Aqui também se evidencia o carácter universal da música. Sente-se e ouve-se com o coração. Sentimo-nos todos irmanados nestes belos acordes. Ildo Lobo,cabo-verdiano, músico e voz de ouro, pertence a uma família de músicos e cantores. Infelizmente, morreu ainda bastante novo.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Gostei da melodia, embora tivesse dificuldade em perceber algumas partes.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá, Elvira

      Mas a parte melódica fica, não é? Obrigada por ter vindo.

      Beijinhos.

      BOm fim de semana.

      Eliminar
  3. Querida Olinda
    Adorei ouvir Ildo Lobo nesta lindíssima morna.
    Como penso que sabes... estive dois anos em Cabo Verde, ouvindo crioulo 24 horas por dia :) por isso entendi perfeitamente a letra da canção, que tem tanto de poética quanto a melodia tem de belo.
    Tenho imensa música cabo-verdiana gravada. Era uma das paixões do meu marido, as mornas e coladeras...
    Obrigada por recordares.

    Bom fim de semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Querida Mariazita

      Tão bom ver-te aqui no Xaile!
      Sim, já uma vez disseste-me que tinhas vivido em Cabo Verde, por isso estás mesmo familiarizada com o crioulo e com a morna e coladera.

      Música linda com palavras que nos fazem sonhar.

      Eu que te agradeço minha querida, a tua visita, o teu comentário.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  4. Minha querida

    Adorei esta música maravilhosa, adoro mornas, é uma música que nos dá uma nostalgia muito doce.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Querida Sonhadora

      É realmente uma música intimista, muitas vezes triste, mas que faz bem à alma.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  5. Olinda, percebo o sentimento do cantor em cada palavra...
    Sim, a melodia é bonita, harmoniosa e me embalou.
    Com certeza, Nha'alma é di Deus . Sua alma é divina. Creio que está com Ele.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Caro Antônio

      Com a sua sensibilidade, captou maravilhosamente a grande mensagem que esta música nos traz.

      Um bom fim de semana.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  6. Minha Querida Olinda:
    Lindo! Gosto muito do crioulo cabo-verdiano e a melodia é muito bela. "Ah, Ildo Lobo!" mesmo.
    Quando estive na cidade da Praia, gostei muito de estar no Palácio da Cultura Ildo Lobo.
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Querida Isabel

      Muito feliz com a sua visita. E também por apreciar esta música e este cantor, uma das vozes mais belas de Cabo Verde.

      Beijos

      Olinda

      Eliminar
  7. Ah, Ildo Lobo!

    Se ele soubesse que em mim bate um coração meio brasileiro, meio caboverdiano, meio luso, meio saudoso...Ah, Ildo Lobo....

    Obrigada pela música e pela emoção, Olinda...

    Beijos, querida!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá, Cantinho

      Um coração precioso, uma cidadã do mundo lusófono!

      Gostei, minha querida!

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar