terça-feira, 16 de outubro de 2012

Consciência cósmica


Já não é preciso de rir.
Os dedos longos do medo
largaram minha fronte.
E as vagas do sofrimento me arrastaram
para o centro remoinho da grande força,
que agora flui, feroz, dentro e fora de mim...

Já não tenho medo de escalar os cimos
onde o ar limpo e fino pesa para fora,
e nem de deixar escorrer a força dos meus músculos,
e deitar-me na lama, o pensamento opiado...

Deixo que o inevitável dance, ao meu redor,
a dança das espadas de todos os momentos.
E deveria rir, se me restasse o riso,
das tormentas que pouparam as furnas da minha alma,
dos desastres que erraram o alvo de meu corpo...


João Guimarães Rosa



Guimarães Rosa vida e obra


João Guimarães Rosa: Foi um escritor mineiro nascido na cidade de Cordisburgo em 27 de junho de 1908. Morreu aos 59 anos em 1967. Além de escritor também foi médico e diplomata. Seus contos e romances tem como tema e atmosfera central o sertão brasileiro, os acontecimentos e peripécias de seus personagens neste ambiente. O autor é conhecido especialmente pela inovação da linguagem, criando palavras novas através de palavras já existentes, transformando a linguagem popular em linguagem poética e reveladora. Sua grande obra é Grande Sertão Veredas. Escreveu também outras obras importantes, como Sagarana, Primeiras Estórias, Corpo de baile.


Nota: Com este autor, inicio o meu Ano do Brasil em Portugal.

Poema e dados biográficos: aqui e aqui

15 comentários:

  1. Sem me querer repetir, diria deste Senhor o mesmo que já disse, aqui, sobre Pessoa: conheço-o (bem) melhor afora da Lira.
    (se é que o reforço 'bem' tenha validade factual...)
    Escolho, para lembrar, 'A gente cresce sem saber para onde' e o conto 'Caçador de Camurças' que está, ali, na prateleira de cima...
    abraço.

    ResponderEliminar
  2. Eis um escritor que muito aprecio.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Oi Olinda, passando para desejar uma boa tarde.
    Bela iniciativa a tua de nos presentear com este poema do Guimarães Rosa.
    É de suma importância esta troca de cultura, onde podemos interagir e conhecer os mestres da lusofônia.
    E se hoje temos essa veia poetica, sem dúvida nemhuma a herdamos de Portugal, berço dos Grandes.
    Um abraço fraterno e um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Tive uma ausência forçada,,,,mas espero
    em breve. estar tudo normal
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Querida Olinda:
    Iniciou muito bem.
    Grande poeta, grande poema.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Belo poema...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Minha querida

    Uma boa escolha este poema e este poeta.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  8. Lindo poema querida amiga uma excelente escolha.
    Um lindo final de semana beijos,Evanir.

    ResponderEliminar
  9. Que coincidência, Olinda, Tenho um post preparado deste autor e aqui ele nos mostra um poema que encaixa bem com a nossa sociedade actual; temos que deixar que o inevitável aconteça ao nosso redor e continuar o nosso caminho sem medo; mais do que nunca é preciso coragem para seguirmos em frente com um sorriso nos lábios; sabemos que o optimismo é bom, que o sorriso alivia a nossa alma das aflições, mas onde estão os motivos para o optimismo, para o sorriso? Há que ter força para os encontrar. Um beijinho e parabéns pela escolha.
    Emília

    ResponderEliminar
  10. Olinda, estou aqui conhecendo Xaile de Seda...
    Guimarães Rosa foi um grande escritor, gosto dos seus livros e também gostei de ler agora Consciência Cósmica!
    Um Grande Abraço...

    ResponderEliminar
  11. Admirável Guimarães Rosa! Leio e releio muito de sua obra, especialmente, Grande Sertão,Veredas.
    Uma amostrinha, de "palavra criada":

    "Estou só
    O gato está só.
    As árvores estão sós.
    Mas não o só da solidão:
    O só da solistência"

    Agora um AVISO importante:
    Acabei de o posta o "DESAFIO", sem faltar a minha dedicatória a você.

    Veja lá, na Cadeirinha de Arruar...
    Um beijo, bem carinhoso
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  12. Gostei de ler, mas o escritor brasileiro que melhor conheço é Jorge Amado (li, penso, toda a sua obra) e li também alguns livros de Erico Veríssimo.

    Guimarães Rosa só conheço de nome.

    Ah , li um livro que me agradou e tocou muito, mas não recordo o nome do autor, "O Meu Pé de Laranja _Lima"

    Bons sonhos, querida amiga

    ResponderEliminar
  13. E foi uma excelente escolha, Olinda, o universo roseano é muito amplo, Rosa trouxe uma renovação na linguagem e na estética da poesia brasileira, que influencia também grandes músicos daqui.

    Dá uma lidinha aqui e vais se apropriar ainda mais desse universo:

    http://www.jorgefernandosantos.com.br/blog/?p=74


    Um beijão e ótimo final de semana!

    ;)

    ResponderEliminar