domingo, 5 de agosto de 2012

Se lever tôt, quel bonheur!

Este ano o Verão ainda não se afirmou verdadeiramente, mas parece-me que no ano passado aconteceu a mesma coisa. Hoje, por exemplo, está um tanto fresco, o Sol anda arredio, escondendo-se por detrás de nuvens brancas que pintalgam o céu com farrapos quase transparentes. Vista bonita. Eu gosto de tempo assim, nem muito calor nem muito frio. Levantei-me cedo e, confesso, quando me levanto assim, sem esforço, sem alarmes a gritar, o dia tem outro encanto. Aproveitei e saí para uma longa caminhada, para manter a máquina operacional. A propósito, estive a ler um pequeno artigo numa revista, cujo título é o deste post, que diz assim:

Voilà une nouvelle qui devrait nous inciter à ne plus traîner au lit, même en vacances. Des chercheurs canadiens ont comparé les habitudes de sommeil et le sentiment de bien-être de deux groupes de population.Ils ont montré que, quel que soit leur âge, ceux qui se réveillaient spontanément de bonne heure avaient plus d'émotions positives que les oiseaux de nuit. Les chercheurs suggèrent que les couche-tard seraient en décalage (horaire) permanent avec les autres.


Parece novidade mas isso já nós sabíamos: Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer, diz o ditado popular. E também sabemos que uma boa noite de sono retempera as energias e, de manhã, encaramos a vida com uma outra disposição. É muito bom acordar sem o despertador a fazer-nos saltar da cama com o coração aos pulos. Não dormir o suficiente é muito mau, em todos os aspectos. Há um parente meu que se sente permanentemente em situação deficitária em relação ao sono e a razão é, segundo ele, por ter perdido muitas noites quando andou na guerra. Nós rimo-nos mas quem sabe se ele não terá razão...


Texto em itálico de: Femme Actuelle no 1451,du 16 au 22 juillet 2012
Foto:minha

8 comentários:

  1. Concordo plenamente!
    Tão bom levantar cedo (ok, um bocadinho mais tarde do que quando estou a trabalhar!) e sair para um passeio, quando o ar ainda está fresco e limpo!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa

      É uma boa verdade, se assim pudéssemos fazer todos os dias...Mas já se sabe, regra geral os nossos locais de trabalho ficam-nos tão longe de casa que somente aos fins-de-semana haverá essa possibilidade. No entanto, sei de pessoas que, viajando de transportes públicos, descem algumas paragens antes para poderem caminhar um pouco até ao trabalho. Acho que é só uma questão fazermos isso entrar na ordem do dia...

      :)

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  2. Minha amiga esse ditado popular é bem antigo e bem verdadeiro. Depois de uma boa noite de sono, acordamos com uma alma nova, prontos para o dia vai começar.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Maria

      Diz-se que uma boa noite de sono deveria rondar umas 8 horas. De certeza que se nós seguíssemos esta regra haveria menos doenças nervosas e outras consequências. Renasceríamos todos os dias com uma alma nova, como bem diz.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  3. O sono nos chega no momento
    em que mais queremos ficar
    acordado, será que o porque disso,
    é não temos horario certo para dormir?
    Adoro dormir quando não posso, isso muito
    me debilita, tento então, chazinhos, musica
    suave e até silencio, escuridão...Mas não
    adianta, o sono não chega! Resolvo levantar
    e tentar fazer algo e ai sim...o danado do
    sono vem...Abraços carinhosos e obrigada pela
    vista carinhosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Simone

      Acho que tem razão na sua questão. O nosso organismo fixa tudo o que é rotineiro. Por esta ordem de ideias se nos habituássemos a dormir e a levantar-nos a determinadas horas, se calhar não teríamos problemas.

      Beijos

      Olinda

      Eliminar
  4. Eu me transformo numa pessoa intragável, se não durmo o suficiente...
    ;)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida

      :))

      Acho que isso acontece com todos nós. Às vezes nem temos consciência daquilo que está a causar a nossa má disposição, dado o hábito que adquirimos de dormir pouco.

      Bjs

      Olinda

      Eliminar