segunda-feira, 21 de março de 2011

TODAS AS CORES, TODAS AS IDADES

Hoje está sol, a Primavera entrou com o pé direito, fala-se das árvores e das florestas e de como a sua preservação e manutenção é vital para nós. Pois hoje, logo de manhãzinha, em frente a duas canecas fumegantes de café com leite com torradas e outras coisinhas deliciosas, dei colinho à minha filha de 23 anos que vai na sua segunda semana de estágio/trabalho precário, duro. Depois fui a um encontro entre 30 crianças de uma creche e idosos de um Centro de Dia. Para ler e ouvir poesia, falar da nossa História, nomeadamente de Afonso, filho de Henrique, fundador da nossa nacionalidade e de Dinis, o rei trovador e lavrador. E como não podia deixar de ser da sua mulher a Rainha Santa Isabel e do Milagre das Rosas.Que de milagres precisamos nós, mais do que nunca! E então começo a pensar que hoje já tenho o meu quinhão de felicidade e o dia ainda vai a meio. Para todos os que atravessam momentos difíceis e que tentam sobreviver no meio de guerras e cataclismos um pensamento de solidariedade. E deixo aqui um poema singelo para todas as idades, retirado de uma página web e lido no tal encontro:


Poesia: As cores



Amarelo é um pinto
amarelo é um limão,
amarelo é a cor do sol
que brilha no verão.

Azul é o céu,
azul é o teu olhar,
azuis são as ondas
que brincam no mar.

Verdes são as folhas,
verde é a esperança,
verde é a relva,
onde brincam as crianças.

Castanho é o tronco,
castanha é a montanha,
castanho é o macaco
que come a castanha.

Vermelho é o casaco,
vermelho é o calção,
vermelho fico eu quando
me chamam a atenção.

Laranja é um fruto,
laranja é o leão,
laranja é o sumo
que bebo de mamão.

Rosas são as flores,
rosa é o amor
Os beijos são rosas
de belo sabor.

Cinzenta é a nuvem,
e as gotas também,
cinzento é o dia
em que o amigo não vem. 

In - http://ticeeb.wikifoundry.com/page/Poemas+para+crian%C3%A7as

7 comentários:

  1. Querida!
    Cá estou eu...aceite a minha amizade e que o teu dia seja colorido como o arco-íris,pois bem mereces.
    Deixo pra ti:

    Todas as cores concordam no escuro.
    Francis Bacon

    Te convido para visitares o meu outro blogue...Emoções.Serás bem vinda.

    http://mrdebrassi.blogspot.com/

    Beijo e o meu carinho.
    Mara

    ResponderEliminar
  2. Imagino que tanto as crinças mais pequenas, como as maiores, terão adorado o poema e a leitora. Aposto que nesse encontro, terá ocorrido novo milagre, desta feita, o da multiplicação dos sorrisos.
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, querida Mara

    Agradeço,muito,muito, as suas belas palavras e, claro, aceito e retribuo emocionada a amizade que me oferece.

    Irei, sim, e com muito gosto ao seu blog Emoções.

    Um grande beijo
    Olinda

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, Bartolomeu
    É um prazer receber a sua visita.
    Sim, houve milagres...
    A princípio muito chorinho, muita birrinha, muito ranho e, em relaçao aos maiores, muita dorzinha nos ossos.Mas com récitas,dramatizaão da Nau Catrineta, cantigas e com a participação de todos acabou tudo com muitas palmas e... multiplicação dos sorrisos.

    Um abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  5. Adorei o blog. Parabéns.
    Gostaria de saber de quem é o poema As cores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anónimo

      Muito obrigada pelo seu comentário.

      Voltei ao post e verifiquei que a referência à página Web donde retirei o poema está inacessível. Até a imagem me desapareceu. Por isso, não sei responder à sua questão. Mas, vou continuar a procurar e se encontrar o nome do autor do poema trá-lo-ei para aqui.

      Olinda

      Eliminar
    2. Olá, Anónimo

      Eis-me de novo. Consegui encontrar o site que tem o título "Poesia para crianças". Apesar de alguns dos poemas trazerem o nome do autor, este que eu aqui inseri não traz.

      Deixo aqui o endereço:
      http://ticeeb.wikifoundry.com/page/Poemas+para+crian%C3%A7as.

      Obrigada

      Olinda

      Eliminar